Eu primeiro porque sem eu não tem nós

Esses dias uma frase me atravessou muito e me provocou a pensar até que ponto se escolher e se priorizar é egoísmo ou se simplesmente entender que minha evolução é necessária: pra mim e para quem posso escolher levar comigo.
"Eu primeiro porque sem eu não tem nós"
Se priorizar não é egoísmo, é um ato de amor próprio e autocuidado. Muitas vezes, somos ensinadas a colocar as necessidades dos outros à frente das nossas, acreditando que isso é sinônimo de altruísmo. No entanto, cuidar de si mesma é fundamental para que possamos estar inteiras e plenas pra gente e em outro momento pros outros. Quando nos negligenciamos, nossa energia, autoestima e equilíbrio começam a se esgotar.
Em uma sociedade onde frequentemente somos incentivadas a colocar os outros em primeiro lugar, muitas vezes nos esquecemos de que, para cuidar bem de quem amamos ou para desempenhar nossas funções com dedicação, precisamos estar bem com a gente mesma.
Quando nos colocamos em segundo plano, arriscamos nossa energia, nossa paz de espírito e nossa felicidade. Mas quando nos priorizamos, estamos cuidando de nossa saúde mental, emocional e física, o que, por consequência, nos torna mais fortes, mais presentes e mais dispostas a viver em plenitude.
Investir em nossa imagem é um passo importante para cuidar da gente mesma, um reflexo de um compromisso com a nossa felicidade e bem-estar. Quando uma mulher se sente bem consigo mesma, ela se torna mais capaz de enfrentar desafios, tomar decisões e, principalmente, cuidar dos outros de uma forma mais equilibrada. Eu tenho tido o prazer de vivenciar esse momento conduzindo outras mulheres a esse cuidado. E o meu cálice transborda a cada nova oportunidade de presenciar isso!
Portanto, minha querida leitora preciso te dizer que priorizar a própria imagem e o próprio bem-estar não é um ato egoísta, mas sim um gesto de coragem e respeito pela mulher que você é e pelo impacto positivo que você pode gerar no mundo.
Hoje quero te convidar a reconhecer que você é merecedora de tempo, espaço e cuidado. E a entender que você não é egoísta por buscar equilíbrio e satisfação em sua própria vida; pelo contrário, é um ato de sabedoria. Ao cuidar de si mesma, você se torna mais capaz de oferecer o melhor de si ao mundo e estar em paz e para transformar positivamente tudo o que toca.
Vamos nos priorizar, juntas?
Um beijo,
Lorena